Desafios da catequese no cenário da pós-modernidade

A catequese aparece no cenário eclesial como assunto controverso. Marginalização e incentivo são duas reações comuns ao tema. De fato, a catequese hoje sofre muitas críticas: doutrinação, sacramentalização, politização, ideologização, continuísmo, escolarização da fé, pastoral de manutenção, devocionismo popular.

Catequese não são aulas. “Precisamos de uma nova mentalidade”

Novas diretrizes do Vaticano para a catequese, mas ainda há muito a fazer para que deixe de ser vista apenas como meio para se fazer a Primeira Comunhão ou o Crisma.

Vocação e Missão do Catequista

Missão do Catequista

Em sua mensagem aos catequistas, Dom Eugênio Rixen, Presidente da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, destaca os preparativos para o Ano Catequético e a missão

Catequista não é profissão, mas vocação

Catequista não é profissão, mas vocação

Cidade do Vaticano (RV) – Ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação: é o que afirma o Papa Francisco na mensagem enviada aos participantes do Simpósio  Internacional sobre Catequese, em andamento na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA), em Buenos Aires.

Qual a diferença entre querigma e catequese?

Qual a diferença entre querigma e catequese?

Este dois aspectos são interdependentes mas são diferentes. Evangelização como um todo é rica e tem três aspectos: 1. Profética: Palavra proclamada. O Anúncio verbal da Boa Nova. Todo anúncio através da Palavra que faz a Igreja,