Top Artigos

Ação Pastoral

Pré-catequese

Segundo o Concílio Vaticano II, na constituição pastoral Gaudium et Spes, “pastoral” consiste em se debruçar sobre as aspirações e as angústias dos homens para lhes propor, a partir delas, a mensagem cristã. Pastoral não se limita a ação dos pastores, mas a ação de toda a comunidade, de toda a Igreja. Num sentido amplo, Pastoral é toda a ação da Igreja e sua missão neste mundo. A Igreja não existe para si mesma, mas em função da sua missão de anunciar Jesus Cristo e fazer acontecer o Reino de Deus.

O Batismo

Pré-catequese

O batismo é o primeiro sacramento que Nosso Senhor Jesus Cristo, deixou à Igreja. É através do batismo que uma pessoa é inserida na família de Deus, isto é, na Igreja. O nome "Batismo" vem do gredo "baptizein", que significa "mergulhar". Era um costume da Igreja primitiva, mergulhar totalmente o batizado na água, como se este tivesse sendo sepultado. Este simples gesto tinha um significado tremendo.

Dom da Sabedoria

Pré-catequese

Deus distribui seus dons conforme seus desígnios para a salvação dos homens. Para alcançar a vida eterna devemos buscar uma vida santa, de acordo com os mandamentos da lei de Deus e da Santa Mãe Igreja.

Movimentos da Igreja

1ª Eucaristia

Ainda não há uma definição precisa, uma conceituação jurídica do que seja um movimento na Igreja e isso dificulta uma classificação e uma melhor análise. Os movimentos são diferentes pela sua origem, seu carisma e evolução, mas geralmente se formam ao redor da pessoa de um líder; possuem algumas idéias-forças ou um espírito comum e a adesão ao movimento é vital. No Brasil podemos enumerar os assim chamados “movimentos de espiritualidade”: Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), Equipes de Nossa Senhora (ENS), Comunhão e Libertação (CL),

A verdadeira idolatria

1ª Eucaristia

A pobreza voluntária e a castidade consagrada irromperam na história somente, com Cristo. Com Ele, de fato, surgiu o Reino de Deus, único a justificá-los. Ele inaugurou uma nova era, a da redenção, da “volta das criaturas para Deus”, depois da criação, ou da “saída das criaturas de Deus”. O Reino cria uma alternativa, uma nova possibilidade no mundo: os bens terrenos e o próprio matrimônio deixam de ser a única instância, o valor único.

Sacramento da ORDEM

1ª Eucaristia

Na Antiguidade, chamava-se Ordem a um grupo de pessoas que tinham determinada responsabilidade ou função, ou que compartilhassem de uma determinada missão, como, por exemplo,

Uma pomba… por quê?

Perseverança

“Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E Ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre Ele”. O texto sagrado é claríssimo, o Espírito de Deus veio em forma de pomba. Porém, ainda resta uma dúvida: Porquê uma pomba? Não seria melhor uma andorinha, ou uma águia?

Evangelização self-service, o que isso quer dizer?

Perseverança

O que você entende por evangelização?

Em muitos cursos bíblicos, neste mundo de meu Deus, costumo fazer uma pergunta, a qual estendo a você: “Quem aqui promove a evangelização?”. Muitos, senão quase todos, levantam a mão. Então, vem a segunda pergunta: “Quando evangelizamos, pregamos a história de quem?”. A resposta chega em forma de coro: “De Jesus!”. A terceira pergunta é fácil: “E onde está escrita a história de Jesus?”. “Na Bíííbliaaa”, respondem.

O dom do temor de Deus

Perseverança

Por meio do dom do temor de Deus, a vitória é rápida e perfeita. Para entender o significado deste dom, distingamos diversos tipos de temor: a) o temor covarde ou da covardia; b) o temor servil

O Grande Mandamento

Crisma

Um doutor da lei interrogou a Jesus, para experimentá-lo, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22.35 a 39). O Senhor nos faz conhecer que o grande mandamento da lei se resume em uma única palavra: AMOR. Teoricamente é algo simples de entender e fácil de se aplicar, então vamos meditar na profundidade do mais sublime dos sentimentos,

Um politico ficha limpa

Crisma

A campanha em favor da "Ficha Limpa" mobilizou milhões de pessoas, que acreditaram na possibilidade da decência e da ética na vida política. A lei, já sancionada, está em vigor. O País agradece aos cidadãos, que se empenharam para barrar, antes das urnas, pretendentes a mandatos políticos, que não podem ostentar idoneidade moral para governar ou legislar. Mas, nem todos os políticos foram ou são "fichas sujas". Muitos desempenham com dignidade e grandeza a sua missão.

Mensagem para a Quaresma

Crisma

 

Por ocasião da Quaresma, ofereço-vos algumas reflexões com a esperança de que possam servir para o caminho pessoal e comunitário de conversão. Como motivo inspirador tomei a

Sagramento do Matrimônio

Adulto

“O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si o consórcio de toda a vida, por sua índole natural ordenado ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole,

Como assim “Ele está no meio de nós”?

Adulto

O Senhor esteja convosco! Com essa frase, muitas vezes durante a Liturgia o padre faz uma devota saudação aos fiéis. Mais que uma saudação, exprime ao mesmo tempo um desejo, uma benção

O seu chamado para a evangelização

Adulto

Repetidas vezes, recebemos mensagens dos nossos irmãos em Cristo, estabelecidos em diferentes regiões do Brasil, perguntando-nos se há alguma igreja nossa em sua cidade,