Glossário de termos usados neste site

Igreja catolica

Procurar termos do glossário (expressão regular permitida)

Glossários

ABADE Autor: Fernanda Vaz
Acessos: 506
Sinônimos: Principal, clérigo, confessor, cura, padre, pároco, prelado, sacerdote

Monge ou cônego colocado à frente de uma abadia depois de eleito pela comunidade local.

ABADIA Acessos: 264
Sinônimos: ádito, basílica, catedral, convento, mosteiro, presbitério, santuário, sé, templo.

Comunidade ou edifício sob a autoridade de um abade ou de uma abadessa que acolhe outros religiosos. Não se submete à autoridade de um bispo.

ABJURAR Acessos: 291
Sinônimos: abdicar, apostatar, perjurar, renunciar, repudiar, resignar.

Negar através de um juramento um pensamento considerado pela igreja uma heresia.

ABÓBADA Acessos: 253
Sinônimos: arcada, arqueamento, cúpula, zimbório.

Parte superior de um templo feito por arcos. O mesmo que “Domo”.

ABSTINÊNCIA Autor: Super User
Acessos: 291
Sinônimos: abstenção, desistência, isenção, privação, renúncia.

Abstinência é o ato de se privar de alguma coisa, em prol de algum objetivo, por exemplo, abstinência de um alimento por uma razão religiosa, como a abstinência de carne em sinal de penitência.

Abstinência é uma decisão, muitas vezes forçada, que faz com que o indivíduo não faça mais algo, como beber, fumar ou consumir drogas. Abstinência é muito ligado a substâncias tóxicas, como o alcoolismo ou drogas. Existem outros tipos de abstinências, como a abstinência alimentar, abstinência disciplinar, abstinência sexual etc.

ACÓLITO Acessos: 298
Sinônimos: adjutor, ajudante, assessor, assistente, auxiliador, auxiliante, coadjutor.

aquele que ajuda o sacerdote nos rituais da missa. Popularmente conhecido como “coroinha”.

ADORAÇÃO Acessos: 505
Sinônimos: culto, homenagem, veneração.

É um ato religioso que significa ao mesmo tempo prostrar-se e adorar a Deus.

ALIANÇA Acessos: 373
Sinônimos: associação, coligação, confederação, federação, liga.

Pacto entre Deus e os homens. A aliança estabelecida entre Deus, Noé, Abraão, Moisés e David sela o pacto entre Deus e o povo de Israel. Para os cristãos a aliança mais importante foi a estabelecida por Jesus.

ALTAR Acessos: 433
Sinônimos: adoração, devoção, veneração.

Entre os hebreus, o altar (mizbeah, aquilo sobre o que se sacrifica) estava originariamente relacionado com uma aparição de Deus (Moisés elevou um altar aos pés do Sinai: Ex 24,4) e sobre ele matava-se o animal oferecido à divindade. Em seguida assumiu o significado costumeiro de mesa.

AMBÃO Autor: Super User
Acessos: 396

É uma tribuna destacada com alguns degraus e destina-se à liturgia da palavra. Nas igrejas paleocristãs e da alta Idade Média, era destinado, originalmente, aos cantores ou a um grupo de cantores e também serviu, depois, para as pregações e para as leituras que faziam parte da liturgia. Consta de uma plataforma alta, sustentada por colunas ou por um alto pedestal geralmente em forma de animal, delimitado por parapeitos que se prolongam ao longo da escada de acesso. Teve origem no ambão o gênero de púlpito que se desenvolveu no gótico e no primeiro Renascimento.

AMITO Autor: Super User

Acessório usado pelo papa que cobre os ombros e o pescoço. Ele pode ser circular ou retangular, e simboliza a disciplina dos sentidos e do pensamento do pontífice

ANACORETA Acessos: 206
Sinônimos: abstinente, asceta, eremita, ermitão.

O mesmo que eremita, monge que vive na solidão.

ANAMNESE Autor: Super User
Acessos: 479
Sinônimos: memória, recordação, relembrança, rememoração, reminiscência.

“namnese provém do grego e significa trazer de novo à memória, recordação, reminiscência.
Na liturgia católica ela se aplica na 
recordação perfeita e viva dos acontecimentos centrais da fé cristã: o nascimento de Jesus, a vida pública, o anúncio da Boa-nova, a paixão, a ressurreição, as aparições, a ascensão e todas as coisas que Ele fez e ensinou enquanto conviveu com os apóstolos. Tudo isso é feito em obediência ao mandato recebido de Cristo Senhor e por sua graça.

Instrução geral do missal romano esclarece bem o sentido da anamnese: “Em obediência ao mandato, recebido de Cristo Senhor através dos Apóstolos, a Igreja celebra a memória do mesmo Cristo, recordando de modo particular a sua bem-aventurada paixão, gloriosa ressurreição e ascensão aos Céus” (cf. IGMR 79, e).

Esclarece também que no memorial a Igreja oferece a Deus Pai, no Espírito Santo, a hóstia imaculada. Seu desejo é que os fiéis não somente ofereçam a hóstia imaculada, mas aprendam a oferecer-se também a si mesmos e, por Cristo mediador, esforcem-se por realizar de dia para dia a unidade perfeita com Deus e entre si, até que finalmente Deus seja tudo em todos (cf. IGMR 79, f).

Para exemplificar, destacamos a anamnese e a oblação da Oração Eucarística II: “Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir”.

ANO LITÚRGICO Acessos: 403

Ano pontuado pelas grandes festas cristãs como Natal, Páscoa e Pentecostes. Começa no quarto domingo antes do Natal.

ANUNCIAÇÃO Acessos: 462
Sinônimos: aviso, comunicação, mensagem, notificação.

Anúncio feito a Maria pelo anjo Gabriel de que ela daria à luz ao Filho de Deus.